Resenha Cabotine De Grès

abril 03, 2016


Após ser lançado em 1990 pelo perfumista Jean-Claude Delville, Cabotine tornou-se uma referência entre os perfumes para jovens moças. Originalmente, Cabotine significa “atriz” em francês… uma mulher com múltiplas facetas. Seu papel preferido? Todos, da elegância à doce loucura. Cabotine de Grès se tornou um sucesso de vendas, e hoje é considerado um clássico da perfumaria mundial, uma peça indispensável para os amantes de perfumes vintage.


“EU SOU COMO SOU!” - Este é o lema de Cabotine. A imagem, que representa uma jovem moça brincando com o frasco vintage do perfume, já se expressa por si mesma: a mulher Cabotine só quer se divertir! 



DESCRIÇÃO POR MADAME GRÈS 

Um início tenaz para um perfume alegre: a tangerina e o gengibre são reinterpretados em tons quentes e dinâmicos, ao passo que o Ylang-Ylang revela todo o seu potencial de sedução.
O coração da fragrância expressa o desejo de liberdade e o romantismo marcante de Cabotine: o Jacinto selvagem é associado à misteriosa Tuberosa e às pétalas repletas de sol do "Ginger Lily".
Depois de algumas horas, as notas de flores selvagens tornam-se mais dóceis, fundindo-se em um acorde sensual de Patchouli, Sândalo e Almíscares.


REVIEW 

A resenha que estou fazendo é da versão Eau de Toilette. Cabotine possui aproximadamente 27 elementos que em harmonia compõem essa maravilha olfativa.

Cabotine é uma bomba! Aquele perfume em que cada gota possuí um poder extremo, então pra começar um alerta: muito cuidado na hora de borrifar a fragrância. Ao borrifar ele na minha pele senti logo no início uma Tuberosa tão intensa, mas tão intensa… (Aquela que faz lembrar os perfumes da linha Poison), uma Tuberosa tão intensa que vai deixar sua marca durante toda a evolução da fragrância. Também nessa abertura sinto aquele ardidinho do Gengibre e uma Ameixa levemente adocicada, também é super perceptível a intensidade do Coentro, e o Cravo envolvido pela suavidade e delicadeza do Jasmim. A abertura é confusa? Sim e muito! Como já disse, muito cuidado na hora de borrifar Cabotine, ele já foi o causador de vários espirros em pessoas próximas a mim. É como se houvesse uma explosão de todas as notas do perfume de uma vez só, e elas brigam entre si querendo mostrar quem é que manda mais. Mas depois dessa guerra, elas se acalmam e todas ganham seu espaço em seu determinado tempo.

Depois de horas, Cabotine vai ficando mais suave, mais “Soapy” e destaca um lado mais floral. A mistura de tudo isso com a energia e o frescor da Flor de laranjeira, a sensualidade aveludada do Ylang-Ylang, e um mix de Frésias, Rosas, Vetiver (que eu senti bem delicado), Groselha preta, Almíscar e uma nota de Civeta?... Sim! Ao final, Cabotine fica mais “Fechado”, continua suave porém perceptível. Aquele: “Eu ainda estou aqui”. Eu sinto ao final de sua evolução a Patchouli, Fava Tonka, Sândalo,  Âmbar, Cedro, Violeta, Íris, e como eu disse aquela Tuberosa misteriosa continua presente até o final.

A duração de Cabotine na minha pele foi de aproximadamente 8 e 9 horas e possuí uma projeção poderosa. O frasco atual de Cabotine é simples, oval, com a escrita “Cabotine” em letra cursiva na cor verde. A tampa são vários trevos verdes. O líquido possuí a cor amarela em tom de óleo.

Quero agradecer a Carla Gelsloilhter da Gelsloilhter Perfumes por ter me apresentado essa maravilha olfativa.

por Guilherme Magalhães

Você pode gostar disso

2 comentários